Para calcularmos o desempenho de uma operação, usamos diversos indicadores. O primeiro que devemos levar em consideração é a Taxa de Utilização, conhecido em inglês como Availability.

Explicando de maneira objetiva, trata-se do percentual de tempo que um recurso consegue executar suas atividades em um período de tempo. Seja esse recurso uma pessoa ou um equipamento.

Vamos supor que você trabalha em um cartório e seu trabalho é carimbar documentos o dia todo. Na hora que você não está carimbando, está parado. Se das 8 as 17h você para de trabalhar no almoço e uma hora antes do fim do expediente para organizar a papelada em gavetas, você considera como uma parada que afeta sua utilização apenas esta uma hora de organização, afinal a parada para o almoço já era esperada e não tem como fugir dela. Já a parada para organização poderia ser evitada, se outra pessoa o fizesse.

Pode parecer sem importância apontar e controlar minutos de parada das pessoas ou equipamentos, mas se uma equipe de 20 pessoas chega 10 minutos atrasados todo dia, isso equivale a 200 minutos ou 2h40 de uma pessoa parada! Estima-se que em um grupo com apenas 12 fumantes padrão, a empresa paga uma pessoa equivalente parada durante todo o dia pitando seu cigarro no fumódromo. Assustador não?

Nos próximos vídeos, falaremos de outros indicadores que compõe o KPI maior, o OEE. Até lá.