Você sabe o que é Taxa de Eficiência ou Performance? No segundo material da série de cálculo do OEE, vamos falar deste que é o indicador de avaliação de velocidade do trabalho.

A eficiência é a comparação do tempo que levamos para executar uma atividade com o tempo padrão de execução desta. Ou seja, a partir do momento que se padroniza uma atividade, devemos coletar o tempo ideal desta sem qualquer erro, e com uma pessoa habilidade e com prática na execução. Este tempo deve se coletado através de cronoanálise e arquivado. Quando executamos a atividade, nosso tempo real é comparado a este ideal para encontrarmos a eficiência, normalmente apresentada em percentual. Se avaliamos uma atividade apenas, podemos atingir acima de 100% pois estamos descansados, porém é necessário avaliar períodos maiores, como a produção completa de um lote ou um dia inteiro de trabalho, e normalmente usamos metas como 80 a 90% de eficiência. À esta perda damos o nome de variação de ritmo.

Este indicador pode ser afetado por não termos ainda prática na atividade, por ter tido problemas de qualidade nas peças ou pequenas paradas que não podem ser apontadas. Este é um bom indicador para comparar pessoas treinadas e ainda em treinamento.

Também usamos este recurso para equipamentos, normalmente comparando sua velocidade nominal ou somando os tempos de carga e descarga.

No próximo vídeo falaremos da taxa de qualidade, o terceiro e último indicador usado para encontrar o OEE. Abraços!