Existem inúmeras coisas que temos que nos preparar antes de falar com um possível cliente, a primeira impressão é fundamental nestas horas, e hoje eu quero trazer a vocês cinco sacadas interessantes que foram organizadas pelo Michael Mikalowitz, publicadas no blog da organização Open Forum para empreendedores. Você consultor ou vendedor de serviços de um modo geral pode elevar e muito a qualidade de seu diálogo de venda com estas dicas. Vamos lá.

1 – Cuidado com o nome do cliente

Não escreva ou diga o nome de seu cliente errado! Se trata-se de um nome estrangeiro, verifique na internet como se pronuncia corretamente, pelo menos o jeito comum (e correto) de se falar no Brasil. Mandar um “Injetec” no lugar de um “Injetronic” pode demonstrar despreparo e despertar a antipatia de seu interlocutor.

2 – Cuidado ao dar um “range” de valores

                Quando você dá uma estimativa ao seu cliente que seu serviço custa de R$100 a R$120 a hora, ele ouvirá R$100 e você planejará ganhar R$120.

Uma possível confusão futura na hora de formalizar o orçamento pode decepcionar ou assustar o cliente, e lhe desgastar na hora da negociação. Então ou dê um valor fechado (que seja por hora), ou delicadamente deixe para falar no final.

3 – Desculpe, mas…

O “mas” na hora de dizer que não vai fazer algo, ou que algo não deu certo, dá uma conotação que até poderia ter sido feito, porém houve uma falha ou falta de dedicação sua como consultor e não deu.

Tire o mas e dê a má notícia de maneira definitiva, de uma maneira delicada obviamente. Explique o porquê da má notícia e se houver alternativa, ofereça ao final.

4 – O que o cliente faz?

Não dê a entender que não sabe o ramo de seu possível cliente ao visitá-lo. Prepare-se pesquisando a respeito dele quando possível. Em caso da falta de preparo prévio devido a algum problema, não tente ficar procurando saber coisas básicas sobre ele na hora, tente desviar dos temas que denunciem que você não se preparou.

Uma pessoa que se prepara pesquisando o cliente antes da visita demonstra interesse e isto desperta reciprocidade.

5 – Vamos colocar nossos melhores nesta tarefa

Ah, então você também tem os médios trabalhando para você?

Falar isso dá uma falsa sensação de afago ao cliente, mas indiretamente passa o recado de que se você não entrar na organização de seu time para atender este cliente, vai sair coisa mal feita com certeza. Entenda que todos que trabalham para você são os melhores, qualquer um dará conta do recado, senão não estaria contigo.

É isso pessoal, espero que este conteúdo lhes ajude no dia a dia. Um forte abraço e nos vemos por aqui.