Faala Gestor! Você tem ouvido muito o termo Gemba e não sabe do que se trata?
Meu nome é Renato Moura e eu vou lhe explicar rapidamente o que significa quando alguém diz que quer exercitar o Gemba!
Não, ele não está falando de ir para a academia. Está usando um termo muito conhecido no sistema de produção TOYOTA e também no LEAN MANUFACTURING.
O GEMBA é um termo japonês que quer dizer “local real”, e é usado normalmente para se referir a estar aonde os problemas acontecem. Ou seja, não conseguimos resolver os problemas da empresa de dentro da nossa sala, temos que levantar o “bumbum” da cadeira e ficar em campo, observando o dia a dia e realmente entendendo a rotina, entendendo os problemas, como eles aparecem e a dificuldade de lidar com eles.
Parece bastante simples quando a gente coloca dessa maneira, mas é impressionante como existem profissionais que julgam que poucos minutos em campo e um bate-papo com os operadores e os colegas que estão lá no dia a dia já é o suficiente para que criem soluções, e tirem conclusões completas. E daí nasce soluções pernetas que descobrem um santo para cobrir outro. Aí o pessoal que vivencia o dia a dia fica sem entender o que você fez e o resultado daquela implantação não vem.
Aliás, isso quando existe de fato uma implantação, quando o criador da solução de escrivaninha fica com o pessoal implantando, treinando e acompanhando.
Isso vale para qualquer empresa, já vi na consultoria muito problema que só existe porque o colega não levanta da mesa para conversar no “tête-a-tête” com o outro, deixa para o email ou simplesmente assume que ele deve ter entendido, porque afinal é óbvio não?
Por mais que o ar condicionado seja tentador e a cadeira super bem estofada, levantar e resolver o problema vai trazer muito mais dinamismo e objetividade para seu dia a dia, e mais resultado para a empresa!