Os Key performance indicators, ou indicadores chave do processo, são índices de desempenho determinados como os mais fundamentais para um determinado setor ou atividade.

Este termo é usado em muitos negócios diferentes além da indústria, aliás pode ser considerado um KPI um indicador financeiro, um indicador operacional, administrativo, de gestão de pessoas, de gestão comercial. Enfim, se é um indicador com metas estabelecidas e foi determinado como um indicador primordial do setor, é um KPI.

Um gestor não poder ter mais do que três ou quatro KPIs para acompanhar. Se existem dezenas de indicadores cada um com sua meta, o tempo do gestor vai ser consumido por simplesmente saber como anda cada um, e não haverá tempo para raciocínio em como atuar ou na construção de planos de ação. Com poucos indicadores, e sendo estes gerais do setor, o gestor conseguirá saber exatamente onde atuar e se existe a necessidade de explodir um determinado KPI para identificar problemas.

O mesmo vale para indicadores diretivos, usando o mesmo conceito de ver o que interessa com o nível de detalhe pertinente, existem os indicadores para o diretor que resumem a empresa (ou os departamentos sob o guarda-chuva do diretor) em poucos números, os de gerência, supervisão e liderança, e os da operação. Tudo bem amarrado e conversando entre si.