Fala pessoal, hoje vamos ver rapidamente como funciona um relatório A3. Este tutorial é rápido e objetivo, e vai mostrar a forma mais usual e simples de usarmos esta ferramenta tão fundamental do Lean Manufacturing. Então vamos lá!

Este relatório deve ser feito em uma folha A3 como o nome diz, e todos os especialistas recomendam que seja feito à lápis, pois quanto mais objetivo e “vivo” este documento for, mais prático será de fazer e chegar na melhoria, sem perfumaria de computadores. Ele é dividido em duas colunas, e deve ser feito e lido de cima para baixo, da esquerda para a direita.

Este modelo que iremos tratar aqui possui cinco tópicos, ou caixas na folha. Existem modelos mais detalhados com sete tópicos, mas se este de cinco for bem preenchido dá no mesmo. O primeiro tópico é o objetivo do negócio. Chama assim porque você tem que detalhar o problema que será tratado na folha, e associar este problema a uma visão macro do quanto ele afeta a empresa, e isso deve ser feito através de indicadores, análises e percentuais reais para que se entenda o que se busca ganhar para a empresa. Em nosso exemplo colocamos um gráfico que representa o tempo de processo de uma peça em uma célula.

No segundo tópico tratamos da condição inicial, aqui detalhe o problema e faça uma análise utilizando-se de gráfico de spaguetti, mapeamento de fluxo de valor, ou qualquer outra ferramenta que deseje para pintar o quadro da situação atual e deixar mais fácil a análise do que se tem de fazer para se chegar no resultado esperado.

No terceiro tópico retratamos a condição alvo, tente usar a mesma ferramenta usada no tópico 2 para pintar o quadro do que é desejado, e como vai funcionar.

No quarto tópico temos o plano de ação, que pode ser 5w2h, fator-causa-ação, ou outro formato que sua empresa tem costume de usar. Priorize aqui uma maneira de acompanhar estas ações, auditar a execução e a eficácia delas, acompanhando o status periodicamente. O responsável é uma pessoa e não um setor, e uma data é um compromisso e não uma noção, se atrasar registre no status mas não mude a data inicial. Se a ação mudou muito no decorrer da implantação, cancele ela e abra outra para fazer mais sentido.

No quinto e último tópico, insira os indicadores que serão afetados pela melhoria, insira o antes e o depois, compare com a meta estabelecida e use isso de base para avaliar se o A3 surtiu efeito. Se não se chegou no resultado almejado, reavalie os tópicos e monte um novo plano de ação para tentar novamente.

É isso galera, espero que tenham gostado e entendido o conceito, para quem tem interesse em se aprofundar nesse assunto ou em outros relacionados à gestão empresarial se inscreva em nosso canal e ative aquele sininho para ficar sabendo sempre que a gente colocar mais material.

Abraço!