Você sabe o que é Jidoka
Olá amigos, neste material nós vamos abordar um dos pilares do sistema de produção Toyota. O Jidoka é uma forma de fornecer às máquinas e aos operadores a habilidade de detectar problemas no meio do processo e interromper o trabalho de imediato. Essa frase resume a essência deste importante pilar.
Esse conceito jidoka surgiu na fábrica de teares de Sakichi Toyoda, o fundador da Toyota. Ele criou um dispositivo em seus teares de parada automática em caso do rompimento do fio. Antes dessa tecnologia, os teares produziam tecido defeituoso enquanto o operador não percebesse que o fio havia sido rompido, o que acarretava em desperdício de material e na inerente necessidade de haver um operador por máquina, o que encarecia todo o processo.
A partir do momento em que o tear parava imediatamente assim que o fio se rompesse, a produção de tecido defeituoso caiu drasticamente, e passou a ser possível que um operador rodasse diversas máquinas, gerando um ganho expressivo de produtividade.
Outro nome para o Jidoka é Autonomação, que significa automação com inteligência humana. Quando se conseguem estabelecer formas do equipamento identificar anomalias durante o trabalho automaticamente, retirando a necessidade da atenção humana para isso, reduz-se enormemente a quantidade de tempo que este equipamento demanda do operador. Isso gera um efeito enorme na produtividade e no custo da operação, porque mão de obra é um ingrediente normalmente caro no processo.
O Jidoka tem a grande vantagem de chamar a atenção das pessoas para as causas dos problemas, porque se alguma anomalia ocorre e começa a gerar constantes paradas, todas as atenções serão voltadas a isso, e a causa será mais facilmente identificada. Ou seja, é uma ferramenta poderosa para a evolução da qualidade.
Neste diagrama, observamos a evolução de um processo rumo ao Jidoka, indo de uma operação alimentada manualmente e com atenção total do operador. No segundo caso, com alimentação automática, mas sem análise de anomalias. No último caso, uma alimentação automática e um sistema de análise também automático, com uma sinalização luminosa em caso de detecção de problemas. Este recurso é chamado de Andon.
(Fonte: Lean Institute Brasil)
Quer nossa ajuda neste processo? Temos cursos e consultoria, para lhe ajudar a obter produtividade
Conte conosco!
Deixar um comentário