Fala gestor, se você está utilizando ferramentas do Lean Manufacturing, com certeza o takt time já foi mencionado, mas está claro o que ele significa?

O takt time é basicamente, o tempo disponível de produção dividido pela demanda do cliente. No lean manufacturing, busca-se o nivelamento da produção. Ou seja, o produto deve ser fabricado no ritmo em que o mercado o consome. Portanto determina-se qual é esta demanda, quanto que iremos fabricar de determinado produto por período (dia, semana, mês). Isso não pode ser determinado diariamente, temos que encontrar uma média de consumo e nos balancearmos a partir daí.

Encontrada esta média, chegamos ao que devemos produzir por dia, e observando as horas por dia disponíveis para produção, devemos encontrar o ritmo ideal de fabricação. A cada quanto tempo um item é fabricado para que no final do dia esta demanda seja suprida.

Todas as etapas produtivas deste produto da saída da matéria-prima do estoque até a entrada do produto acabado no almoxarifado devem ter o mesmo ritmo, ou deve-se trabalhar para que se consiga acertar ao máximo estas etapas com este objetivo, para que tenhamos o tão desejado one piece flow. Este trabalho de nivelamento de capacidades produtivas faz parte do desenho do mapa do valor agregado, ou VSM, que será tema de outro vídeo nosso.