Olá pessoal, quero passar rapidamente três dicas para a programação industrial, espero que gostem!
1 – Sequência de fabricação / programação
Parece meio óbvio, mas perdi a conta de quantas empresas visitei e o gestor da fábrica não tinha a sequência de produção em mãos. Uma série de entregas para fazer, produtos para colocar no estoque, clientes esperando, e uma sensação de que qualquer coisa que ficar pronta já está bom. Tenha o carga-máquina de cada recurso crítico, e se possível a carteira de pedidos embaixo do braço, para que o esforço de produção seja sempre em cima do que realmente é necessário.
2 – Rotina de Gestão – Título no vídeo
O tempo de um gestor é dividido em Supervisão ativa (desenvolvendo novas soluções, resolvendo problemas, auditando o processo, cobrando resultados), Supervisão de rotina (participando de reuniões, atendendo representantes, de braços cruzados observando o processo, etc), atividades burocráticas, treinamento e atividades físicas, a famosa mão na massa.
Tenha uma rotina ideal desenhada, com a sequência de todas as atividades a se fazer e com o tempo previsto para cada uma, e tente deixar mais tempo em supervisão ativa. Não se esqueça de sempre prever alguma coisa de treinamento na sua rotina!
3 – Reunião de Revisão / Reunião de bom dia – Título no vídeo
Uma ferramenta muito poderosa no dia a dia da empresa, seja ela fábrica ou não. A reunião de revisão, ou reunião de bom dia, é um bate papo de 10 a 15 minutos com os gestores de áreas de operação e planejamento, para repassar as atividades do dia, as preocupações, urgências e resultados do(s) dia(s) anterior(es). Se houverem relatórios de desempenho e indicadores nesta reunião, melhor ainda. Ah, e não se esqueça de preencher uma ata. Ter os assuntos registrados para resgatar temas importantes é muito importante.
Deixar um comentário